Em 140 dias, caso acompanhado pelo Programa Tempo de Justiça Mulher é julgado

17 de novembro de 2023 - 16:34 # # # #

 

Uma tentativa de feminicídio, registrada em junho deste ano, em Fortaleza, foi o primeiro caso do Programa Tempo de Justiça Mulher a ser concluído. Desde o cometimento do crime até o julgamento do réu, passaram-se 140 dias. O caso foi julgado, nessa segunda-feira (13), pela 5ª Vara do Juri da Comarca de Fortaleza.

Em apenas quatro meses, o caso foi investigado pela Polícia Civil e passou pelas fases processuais até chegar ao Juri, que proferiu a sentença. Para a vice-governadora do Ceará e secretária das Mulheres, Jade Romero, o resultado é fruto do esforço conjunto das instituições que integram o programa.

Tempo de Justiça Mulher

Lançado em agosto deste ano, o Tempo de Justiça Mulher busca garantir mais agilidade na investigação e no julgamento dos processos dos crimes de feminicídios no Ceará. Com isso, todos os casos registrados no Ceará em 2023 passaram a ser acompanhados pelo programa. A meta é que os feminicídios registrados devem ter julgamento em, no máximo, 400 dias.

A iniciativa é uma extensão do programa Tempo de Justiça, uma ação de parceria entre o Governo do Ceará, por meio da Vice-Governadoria, Secretaria das Mulheres, Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil e Perícia Forense (Pefoce), Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.