Estação da Mulher: Secretaria das Mulheres e Metrofor assinam termo de coopoeração para implantação de serviços

19 de dezembro de 2023 - 11:19 # # # #

Foi assinado nesta segunda-feira (18/12), no gabinete da vice-governadoria do Ceará, termo de cooperação para implantação da Estação da Mulher, que será instalada na Estação Parangaba do Metrofor.

O novo equipamento reunirá uma Sala Lilás, para orientação de mulheres em situação de violência, e um espaço para capacitação e realização das oficinas do Ceará Credi Mulher. O equipamento amplia a rede de políticas públicas de apoio às mulheres. Assinaram o termo de cooperação a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; o secretário da Infraestrutura, Antonio Nei; e o diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya.

O espaço, situado de forma estratégica em um local de grande fluxo de passageiros, servirá de espaço para orientação ao microcrédito, ações sobre empreendedorismo e empregabilidade, além de contar com espaço para atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade. “Nós estamos implantando equipamentos em locais estratégicos que possuam um grande fluxo de pessoas para que os serviços ofertados beneficiem um número maior de mulheres. A Estação da Mulher vai contar com espaço com orientação sobre empreendedorismo e empregabilidade, além de uma Sala Lilás para atendimento de mulheres em situação de violência”, explicou Jade Romero.

A Diretora de Desenvolvimento Estratégico do Metrofor, Ticiana Marques, é responsável pela administração dos espaços comerciais da empresa. Ela avalia que a localização da Estação da Mulher terá impacto significativo.

“É um serviço que funcionará dentro das estruturas do Metrô, e ao lado de um terminal de ônibus, em um bairro superpopuloso. Acredito que é nosso papel aproximar os serviços da população e, nesse sentido, é uma alegria para o Metrofor realizar essa parceria com a Secretaria das Mulheres”, explicou Ticiana.

A Estação da Mulher será localizada no acesso da Estação Parangaba, ao lado das lojas – e não demandará pagamento de tarifa. Em 2023, a Estação Parangaba recebeu mais de 2 milhões de embarques, considerando o público que utiliza as linhas Sul e Nordeste. A Estação da Mulher está em fase final de implantação e deve ser inaugurada em janeiro.