Palestra na Casa da Mulher Brasileira destaca 18 anos da Lei Maria da Penha
7 de agosto de 2024 - 15:42 ##agostolilás #leimariadapenha #proteçãoàmulher
Em alusão aos 18 anos da Lei Maria da Penha e à Campanha Agosto Lilás de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres, a Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Fortaleza, sediou uma palestra com a temática: “A Lei Maria da Penha no enfrentamento à violência doméstica, intrafamiliar e sexual”.
O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (7), no auditório da Casa da Mulher Brasileira, reunindo várias representantes de entidades públicas e movimentos populares engajados na prevenção e combate à violência contra a mulher.
A coordenadora da Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza, Daciane Barreto, destacou os avanços mais significativos que a Casa da Mulher Brasileira alcançou nos últimos anos na proteção e empoderamento das mulheres. “A Casa da Mulher Brasileira do Ceará, parte do Programa Mulher Viver Sem Violência, oferece, desde 2018, atendimento integral a mulheres em situação de violência. Em seis anos, realizamos 241.932 atendimentos e diversas ações de capacitação e conscientização. Nossas vans especializadas alcançaram 34.716 atendimentos, promovendo apoio às mulheres do campo, da floresta e das águas”, ressaltou.
Com o objetivo de promover debates e reflexões sobre a lei, seus avanços e desafios ao longo de dezoito anos, a palestra foi ministrada pela magistrada Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza, e pela promotora de Justiça do Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher, Dra. Lívia Cristina Araújo. A coordenadora da CMD, Daciane Barreto, atuou como mediadora.
Ações
Como parte da programação do Agosto Lilás, o Governo do Ceará lançou, em 1º de agosto, o programa Cientista Chefe das Mulheres. Além disso, ocorrerá a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Combate ao Feminicídio e, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), será lançado o guia da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A programação inclui ainda oficinas, blitz educativa, palestras em escolas estaduais e diversas outras atividades.