Secretaria das Mulheres e PreVio realizam aulão inaugural do Empodera em Sobral
30 de agosto de 2024 - 16:46
Movimentos sociais e poder público juntos, pensando e construindo políticas públicas para a superação de vulnerabilidades e violências. O aulão tira-dúvidas do projeto Empodera, realizado nesta quinta-feira (29), na Casa da Mulher Cearense, em Sobral, cumpriu uma importante etapa de mobilização junto a mulheres em situação de violência doméstica e familiar que irão ser capacitadas para desenvolverem habilidades produtivas e tomarem a frente de empreendimentos solidários, saindo da condição de dependentes para conquistarem autonomia financeira.
“Ao dar início ao projeto Empodera aqui em Sobral, reafirmamos nosso compromisso com o empoderamento feminino e a prevenção à violência. Capacitar mulheres para que se tornem protagonistas de suas próprias histórias é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta a vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero.
É através do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência – PReVio que o Governo do Ceará investe em projetos sociais como o Empodera, beneficiando públicos afetados ou sob risco de sofrer violências em 10 municípios cearenses. “Além de reprimir, é urgente prevenir violências e o Estado quer chegar aos territórios mais vulneráveis integrando políticas estaduais e atuando em parceria com Prefeituras e redes de assistência e proteção social”, esclareceu o Assessor de Prevenção à Violência, Avilton Júnior.
Para celebrar e fazer valer o empoderamento feminino também a secretária estadual da Cultura, Luisa Cela; e a vice-prefeita de Sobral, Cristiane Coelho, entre outras autoridades do Sistema de Justiça e do Município. Em uníssono, desejaram sucesso às sobralenses pré-inscritas no Projeto que beneficia prioritariamente mulheres com medidas protetivas expedidas ou solicitadas, ofertando bolsas mensais e capital-semente para darem início aos próprios negócios.
Da equipe do PReVio, a supervisora do projeto Empodera, Gabriela Freitas, enfatizou a importância das parcerias nos municípios para que ações de prevenção e redução da violência contra as mulheres possam chegar de forma efetiva em territórios diagnosticados como mais sensíveis, graças aos acordos de cooperação e corresponsabilidades.
Também estiveram presentes ao evento a coordenadora da autonomia econômica da Casa da Mulher Cearense em Sobral, Lita Ribeiro e a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Rita Porto, além de representantes da Patrulha Maria da Penha e do COPAC.
*Texto com informações do PreVio