Aulão do Empodera é realizado na Casa da Mulher Brasileira

25 de setembro de 2024 - 21:14 #

O Aulão do Empodera é para elas: mulheres em situação de violência doméstica e familiar que são acompanhadas pela rede de atendimento e buscam apoio para refazer as próprias vidas. Reunidas no auditório da Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza, as candidatas a participar do projeto financiado pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará – PReVio puderam tirar dúvidas sobre a metodologia que será utilizada para capacitá-las a empreender e abrir o próprio negócio.

Para apresentar o projeto Empodera e convidar a plateia feminina à fase de pré-inscrição compuseram a mesa de abertura do encontro, nesta quarta-feira (25), o Assessor de Prevenção à Violência do Governo do Ceará, Avilton Júnior; a Secretária Executiva de Políticas Para Mulheres do Ceará, Vânia Silveira; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza, Daciane Barreto, e a titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Gisele Martins, além da equipe técnica do PReVio e integrantes do NAPAZ.

Ao microfone, coube à coordenadora do Empodera, Gabriela Freitas, esclarecer cada detalhe: o empoderamento é um chamado para que essas mulheres possam ser protagonistas da própria história, nas dimensões pessoal e econômica. Por isso, capacitar para empreender deve vir junto com o fortalecimento da autoestima, a construção de um Projeto de Vida, o letramento digital e o incentivo financeiro ao final do processo formativo, a fim de que iniciem os seus próprios negócios.

Tudo o que Stefanny Fonteles, 23, mãe de João Miguel, 2, e Ana Sofia, 5, sonha. “Sou mãe solo desde a primeira gravidez, aos 18 anos. Tive que interromper os estudos para trabalhar e agora quero abrir um negócio em casa para poder cuidar deles e ter renda ao mesmo tempo. Me separei há dois meses de um companheiro porque sofria violência física. Agora tenho medida protetiva e quero poder manter minhas crianças. Vou agarrar a oportunidade”, disse a jovem.

Incentivos não faltarão. Durante sete meses, as participantes do projeto Empodera recebem bolsa vinculada à frequência no valor de R$ 400,00. Na fase final, adquirem o Capital Semente no valor de R$ 2.000,00 para investirem na implementação dos próprios negócios.

*Texto com informações do PReVio