Casa da Mulher Eusebiense é inaugurada nesta terça-feira (10)

10 de dezembro de 2024 - 21:45 #

Este é o 19º equipamento de proteção e acolhimento às mulheres

O município de Eusébio deu um passo importante na promoção da igualdade de gênero e na proteção dos direitos das mulheres. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, em parceria com a Prefeitura de Eusébio, inaugurou, nesta terça-feira (10), a Casa da Mulher Eusebiense.

O equipamento oferece diversos serviços especializados para mulheres em situação de violência. No local, as mulheres encontrarão atendimento psicossocial e jurídico, acolhimento e encaminhamento para outros serviços.

O evento contou com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves; e demais autoridades.

Essa casa não é somente a casa da proteção. Ela é também a casa de se sonhar novos sonhos, é a casa da esperança. Igualdade, entre homens e mulheres, é um direito. Nós não queremos nada mais do que os homens, nós só queremos ter a dignidade de viver, e de viver com oportunidades”, reforçou a vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero.

A Casa da Mulher Eusebiense é a 19ª Casa Municipal entregue pelo Governo do Ceará. Atualmente, o Estado conta com 46 equipamentos dedicados à proteção e acolhimento das mulheres, entre Casa da Mulher Brasileira, Casas da Mulher Cearenses, Casas da Mulher Municipais, Salas Lilás, Estação da Mulher e Delegacias de Defesa da Mulher.

“O objetivo da Casa da Mulher é unir. Aqui, as mulheres serão acolhidas e protegidas. Temos uma rede que promoverá a garantia dos direitos das mulheres e proporcionará uma sociedade mais igualitária”, destacou o prefeito Acilon Gonçalves, que participou da inauguração.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Francisco Amora, esquina com a Rua Acilon Gonçalves Pinto, no bairro Amador, Eusébio.

Ceará Por Elas

A Casa da Mulher Eusebiense faz parte do Programa Ceará por Elas, uma iniciativa do Governo do Ceará que visa fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o estado. O programa está dividido em três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora.

Os municípios que aderem ao programa recebem de contrapartida do Governo do Ceará uma viatura da Patrulha da Maria da Penha, um kit Athena (composto por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, além do sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência), além da capacitação aos profissionais dos municípios, consultorias, dentre outras ações de apoio.