Governo do Ceará e União firmam parceria para fortalecer políticas públicas para as mulheres

17 de dezembro de 2024 - 10:24 #

O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizaram, nesta segunda-feira (16), importantes acordos para fortalecer a gestão pública, promover a defesa dos direitos das mulheres e otimizar a utilização de bens públicos.

O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, e de diversas outras autoridades.

Para o governador Elmano de Freitas, a integração entre as políticas públicas e qualificação do servidor reduz as desigualdades no Ceará. “Essa ação comum vai se estender com o Governo Federal, o Estado e demais prefeituras, sempre trazendo benefício para a população. Estaremos de mãos dadas para acelerar processos e garantir direitos para nossa população”, comentou.

Um dos principais destaques da parceria foi a assinatura do acordo para implementação da política de cota para mulheres em situação de violência doméstica nas contratações públicas do Governo Federal, garantindo que pelo menos 8% das vagas sejam destinadas a mulheres nessa situação.

“Esse é um momento importante em que a gente utiliza toda a força do Governo Federal e do Governo do Estado, para oportunizar às mulheres, em especial àquelas que são vítimas de violência, o direito de viver uma nova vida e de sonhar novos sonhos por meio da oportunidade de um emprego”, destacou a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero. 

A iniciativa vai apoiar as mulheres a alcançarem a autonomia econômica, fator que é fundamental para o fim do ciclo de violência. O Ceará é o oitavo estado a assinar a parceria. 

“A gente percebeu que não adiantava simplesmente criar cota, precisávamos criar uma cultura para recebê-las, um ambiente acolhedor, onde elas se sintam parte, não se sintam vítimas, porque elas são protagonistas da sua história. Nas próximas contratações que fizemos no Ceará, vamos incluir essas mulheres”, afirmou a ministra Esther Dweck.

Além da política de cotas, o Governo do Ceará também aderiu ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), que busca otimizar a gestão pública por meio de soluções tecnológicas e a melhoria de processos.

Outra importante iniciativa anunciada foi a instalação do Fórum Estadual do Programa Imóvel da Gente no Ceará. Esse programa tem como objetivo democratizar o acesso à moradia, destinando imóveis da União para projetos sociais e habitação popular. Durante a solenidade, foram realizadas ainda as entregas do programa Imóvel da Gente no estado, que beneficiará diversas famílias cearenses.

Com essa iniciativa, o Governo do Ceará reafirma seu compromisso na implementação de políticas públicas que transformam vidas e promovem um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.