Governo do Ceará inaugura duas novas Casas da Mulher Municipais e fortalece rede de proteção
23 de dezembro de 2024 - 21:08 ##SEM #SecretariadasMulheres #GovernodoCeará #CasadaMulherMunicipal
Em mais um passo importante para garantir os direitos e o bem-estar das mulheres cearenses, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, e em parceria com a Prefeitura de Caucaia e Prefeitura de Madalena, inaugurou, nesta segunda-feira (23), dois novos equipamentos de proteção: a Casa da Mulher Caucaiense e a Casa da Mulher Madalenense.
As novas unidades, que fazem parte das iniciativas do Programa Ceará por Elas, irão promover serviços de acolhimento, orientação e promoção da igualdade de gênero, autonomia econômica e proteção dos direitos das mulheres cearenses.
“Esse espaço reflete a sensibilidade, o cuidado e atenção que todas as mulheres merecem. Essa casa não será só um espaço físico. Ela será palco de acolhimento, proteção e transformação para as mulheres caucaienses”, comentou a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Estado do Ceará, Denise Bessa.
A Casa da Mulher Caucaiense, localizada na Av. Coronel Correia, N° 2061, Centro – Caucaia/CE, é um espaço projetado para oferecer atendimento psicossocial especializado, promovendo a saúde mental e emocional das mulheres atendidas. Além disso, a unidade contará com programas e projetos que visam fortalecer a autonomia econômica, capacitando as mulheres para o mercado de trabalho e oferecendo oportunidades de geração de renda.
Para o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, esse espaço representa uma vitória na proteção e cuidado com as caucaienses. “Esse equipamento irá oferecer atendimento e acolhimento para as mulheres, auxiliando e orientando sobre seus direitos e promovendo um futuro com mais oportunidades”, reforçou o prefeito.
A inauguração dos equipamentos demonstra o compromisso do Governo do Ceará em ampliar a rede de proteção às mulheres. Agora, o estado conta com 48 equipamentos entre Casa da Mulher Brasileira, Casas da Mulher Cearenses, Casas da Mulher Municipais, Salas Lilás, Estação da Mulher e Delegacias de Defesa da Mulher.
“Este é o 21º equipamento municipal entregue por meio do programa Ceará por Elas, somando-se aos 48 equipamentos estaduais voltados à proteção das mulheres no Ceará. Em Madalena, a Casa da Mulher vai além do acolhimento, oferecendo sala de apoio, brinquedoteca, atendimento à saúde e outros serviços essenciais. O Governo do Estado, por meio do Ceará por Elas, contribui com a Patrulha Maria da Penha, o Kit Athena, capacitação profissional e cursos para promover a autonomia econômica das mulheres, garantindo suporte e oportunidades reais de transformação”, ressaltou a secretária executiva de Políticas para Mulheres, Liliane Araújo.
A Casa da Mulher Madalenense funcionará na Av. Antônio Costa Vieira, Nº 1062, Centro, Madalena-CE, e será um marco na proteção e empoderamento feminino, oferecendo uma estrutura integrada e uma equipe multidisciplinar preparada para atender às necessidades das mulheres em situação de vulnerabilidade. O espaço oferecerá atendimento psicossocial, assessoria jurídica, serviços de saúde, e promoção da autonomia econômica.
A prefeita de Madalena, Sônia Costa, enfatizou o compromisso em combater a violência de gênero e proteger os direitos das mulheres.“Hoje damos um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Casa da Mulher é um espaço que era um sonho e agora se transformou em realidade, onde cada mulher pode encontrar apoio, orientação e, acima de tudo, acolhimento”, afirmou a prefeita.
Ceará Por Elas
O Ceará por Elas é uma iniciativa pioneira, desenvolvida por meio de articulação entre Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, e municípios, que fortalece a rede e políticas públicas de proteção e apoio às mulheres. O programa está dividido em três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora.
Os municípios que aderem recebem de contrapartida do Governo do Ceará uma viatura da Patrulha da Maria da Penha, um kit Athena (composto por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, além do sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência), além da capacitação aos profissionais dos municípios, consultorias, dentre outras ações de apoio.