Casa da Mulher Barreirense é inaugurada nesta quarta-feira (26)

26 de março de 2025 - 15:04 #

Texto e fotos - Ascom SEM

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, inaugurou, nesta quarta-feira (26), a Casa da Mulher Barreirense. Essa é a 22ª Casa Municipal do Ceará.

Com a presença da secretária das Mulheres, Lia Gomes, do prefeito de Barreira, Márcio Silva (Chaveirinho), do vice-prefeito de Barreira, Anderson Lima, da primeira-dama, da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Janielli Nogueira, do presidente da Câmara Municipal, Cleano Alves, da secretária de Saúde, Izabel Cristina, da coordenadora da Casa da Mulher Barreirense, Markelangela Monteiro, vereadoras, vereadores, lideranças e da comunidade, marcamos um novo capítulo na defesa dos direitos das mulheres, garantindo um local onde elas possam encontrar apoio psicológico, assistência social, orientação jurídica e oportunidades para a autonomia econômica.

“A Casa da Mulher Barreirense é um espaço seguro e acolhedor, um local onde mulheres encontrarão apoio, orientação e ferramentas para superar os desafios e construir um futuro livre com equidade e oportunidades”, reforçou a secretária das Mulheres, Lia Gomes.

Mais do que um espaço físico, essa casa representa acolhimento, segurança e capacitação para as mulheres de Barreira. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Senhor de Castro, S/N, no bairro Centro, Barreira/CE.

O prefeito de Barreira, Márcio Silva (Chaveirinho) reforçou a importância do equipamento para oportunizar às mulheres mais qualidade de vida e dignidade. “Que essa casa possa trazer atendimentos humanizados, levar projetos e cuidar das mulheres de Barreira”, comentou.  

 

Ceará Por Elas

A Casa da Mulher Barreirense faz parte do Programa Ceará por Elas, uma iniciativa do Governo do Ceará que visa fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o estado. O programa está dividido em três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora.

Os municípios que aderem ao programa recebem de contrapartida do Governo do Ceará uma viatura da Patrulha da Maria da Penha, um kit Athena (composto por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, além do sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência), além da capacitação aos profissionais dos municípios, consultorias, dentre outras ações de apoio.