Conselho Cearense dos Direitos da Mulher realiza a 1ª Reunião Ordinária e elege nova mesa diretora

3 de abril de 2025 - 19:02 #

 

Nesta quinta-feira (03), foi realizada a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM), marcando o início da gestão 2025-2028.

O encontro marcou um passo importante na luta pela igualdade de gênero e no fortalecimento das políticas públicas para as mulheres no estado. Como pauta principal, a reunião teve a Convocação da Eleição da mesa diretora do Conselho, para os cargos de Presidenta e Vice-Presidenta, conduzida pela Comissão Eleitoral.

Na ocasião, a secretária das Mulheres, Lia Gomes, foi eleita Presidenta do CCDM, representando as entidades governamentais. Como Vice-Presidenta, foi eleita Janaina Fernandes, representante da sociedade civil, reforçando o compromisso de gestão compartilhada e plural na defesa dos direitos das mulheres cearenses.

“Nossa primeira missão é iniciar a formação dos conselhos. Faremos 10 Encontros Regionais e, em breve, vamos entregar, também, os kits com computador, mesa e cadeira para 119 conselhos municipais da mulher que já estão formalizados. Temos muito trabalho pela frente e é muito gratificante poder defender os direitos das mulheres, agora, também, no conselho”, comentou a secretária das Mulheres, Lia Gomes.

Além da eleição da mesa diretora, a reunião do CCDM também tratou de outros assuntos, como designação das comissões e calendário de reuniões.

Conselho Cearense dos Direitos da Mulher

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher foi criado em 1986, e é um órgão de participação e controle social que tem, entre suas atribuições, promover medidas e ações que viabilizem o exercício dos direitos das mulheres e sua participação no desenvolvimento social, político, econômico e cultural no âmbito estadual.