Governo do Ceará inaugura 25ª Casa Municipal em Araripe
16 de abril de 2025 - 16:16 ##SecretariadasMulheres #GovernodoCeará #CearáPorElas #CasadaMulherAraripense
Para acolher e transformar vidas, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres e da Prefeitura de Araripe, inaugurou a Casa da Mulher Araripense. Um espaço construído com escuta, acolhimento e, acima de tudo, com o compromisso de garantir os direitos e a dignidade de cada mulher araripense.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da secretária das Mulheres, Lia Gomes, do prefeito de Araripe Zé Gordinho, da primeira-dama e subsecretária de Assistência Social, Daniele Gomes, do juiz da comarca de Araripe, Dr. Silvio Batista, do promotor de justiça, Dr Valdo Henrique, da procuradora da mulher, Roberta Aquino, e de demais autoridades locais.
“Esse equipamento irá oferecer um espaço seguro e acolhedor para mulheres que vivenciam qualquer tipo de violência, além de oferecer orientação, suporte e capacitação para que as mulheres se empoderem e ocupem cada vez mais espaços na sociedade”, destacou a secretária das Mulheres Lia Gomes.
O equipamento irá promover serviços de acolhimento, orientação jurídica e apoio psicossocial, promoção da igualdade de gênero, autonomia econômica e proteção dos direitos das mulheres.
“Esse é um passo firme na luta por uma cidade mais justa e igualitária. A Casa da Mulher Araripense é mais do que um prédio, é uma rede de apoio para tantas que precisam”, reforçou o prefeito Zé Gordinho.
Ceará Por Elas
A Casa da Mulher Araripense faz parte do Programa Ceará por Elas, uma iniciativa do Governo do Ceará que visa fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o estado. O programa está dividido em três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora.
Os municípios que aderem ao programa recebem de contrapartida do Governo do Ceará um kit Athena (composto por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, além do sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência), além da capacitação aos profissionais dos municípios, consultorias, dentre outras ações de apoio.